20 Jul 2016

FISL17: compartilhar é um estilo de vida!

“A pessoa que compartilha seu conhecimento, aprende mais a cada compartilhamento”


Passeio com a Fox dentro do FISL17


Let’s Go!


A décima sétima edição do Fórum Internacional de Software Livre ocorreu nos dias 13 a 16 de Julho deste ano em Porto Alegre, RS. Um dos maiores eventos de software livre do Brasil e mundo, onde diversas comunidades, empresas, pessoas e até mascotes se encontram pra disseminar seus resultados, projetos, tecnologias, ideias e muitos mais. Para mais detalhes, todas as palestras do FISL17 estão disponíveis, gravadas e disponibilizadas para todos na grade oficial do evento, neste link. Para acompanhar algumas das atividades nas eu quais participei em conjunto com a comunidade Mozilla Brasil, segue a listagem dos vídeos, (re)vejam:



Além das atividades apresentas no Mini Evento Mozilla, na área das comunidades ocorreram atividades sobre SUMO (Suporte Mozilla), MDN e mais — na qual podem conferir mais detalhes na postagem resumo no Blog da Comunidade Mozilla Brasil, contendo um pouco sobre as atividades ocorridas no evento. Também a nossa linda mascote Fox alegrando todos os participantes ainda mais com suas fotos e danças.


Palestra sobre Segurança e Privacidade que contou com mais de 250 participantes


1º dia, 13/07/2016:

Logo na chegada ao evento, dando a abertura as atividades, no palco muito bem chamado de Ian Murdock (fundador da distribuição GNU/Linux Debian) com as palestras sobre como contribuir com o Fórum de Suporte e com a Base de Conhecimento, “apresentando o funcionamento e a importância dessas áreas funcionais para comunidade, principalmente como todos podem contribuir traduzindo, localizando, respondendo perguntas e auxiliando outros usuários dos produtos da Mozilla que chegam até o fórum.” — mais detalhes nesta postagem no medium da Mozilla Brasil


Hands on: contribuindo com a Base de Conhecimento
Me and Thiago na palestra "Hands on: contribuindo com a Base de Conhecimento"


2º dia, 14/07/2016:

No segundo dia de evento, o mais importante para a comunidade Mozilla Brasil, onde ocorreram todas as atividades do Mini Evento Mozilla, atividades sobre Connect Devices, Segurança e Privacidade, Como contribuir com a Comunidade Mozilla Brasil, HTTP2 e muito mais.


Palestra sobre Segurança e Privacidade
Eu + Nelson Dutra na Palestra sobre Segurança e Privacidade


3º dia, 15/07/2016:


Bancada da Comunidade Mozilla Brasil no FISL17
Bancada da comunidade Mozilla Brasil na Área das Comunidades do FISL17


No penúltimo dia de evento, apenas uma atividade foi aplicada, a “Contribuindo com o Exército dos Incríveis” — fora essa atividade, todas as outras foram feitas na bancada da comunidade Mozilla Brasil na área das comunidades do FISL17. Atividades como, sorteios pelo twitter, distribuição de brindes e muito mais. Nesse dia também conhecemos o Rogério “Fox” Pereira com sua busca implacável de 10 anos para conseguir uma camiseta do Firefox, comprando ou ganhando, mas a comunidade Mozilla Brasil deu um final feliz nessa história — confira o vídeo para mais detalhes sobre a história.


A photo posted by Mozilla (@mozillagram) on


4º dia, 16/07/2016:

É hora de dar tchau! No último dia do evento, e o mais triste, já deixando sua saudade ocorreram mais duas palestras rápidas, sobre o SUMO e Traduzindo com o Pontoon — também todos os membros da comunidade Mozilla Brasil e a mascote Fox fecharam o evento com toda sua alegria nos corredores do evento e na bancada da Mozilla na área das comunidades. Todos os participantes do evento se reuniram na área das comunidades para encerrar a 17ª edição do FISL, apresentando todos os números, dados e resultados que o FISL17 gerou. Alguns são:

  • 3937 participantes
  • 462 atividades na grade do evento
  • 35 patrocinadores e apoiadores
  • 13 comunidades
  • participantes 16% mulheres e 84% homens
  • palestrantes 15% mulheres e 85% homens
  • voluntários 34% mulheres e 66% homens
  • 21 países representados
  • 72 caravanas
  • 160 notícias no site do FISL
  • 90 mil pessoas atingidas nas redes sociais do FISL
  • 89.981 visualizações nas palestras online
  • Pico de download alcançado: 208Mbps
  • Total de dados trafegados: 1,2 Tb sendo 16% em IPv6
  • E mais…

Por fim, tivemos que dizer tchau ao FISL17 😕


Mascote Fox dando tchau ao FISL17
Fox já com sua mala dando tchau ao FISL17


Na bancada da comunidade Mozilla Brasil na área das comunidades ocorretam diversas atividades como sorteio de brindes, desagios, fotos com a Fox, distribuição de kits especias da Mozilla e muito mais — a todos aqueles que ainda não participaram nenhum evento, não percam a oportunidade, eventos são investimentos profissionais e pessoais que só trazem benefícios para si — recomendo a leitura do texto “Por que ir a evento?” do nosso amigo Elton Minetto. Inspirem-se!

Obrigado a todos que de alguma forma ajudaram, acompanharam a minha participação no evento, enfim que fizeram o FISL17 acontecer. Muito obrigado mesmo, por tudo! Veja nossa wiki sobre o evento e o primeiro Playbook da comunidade Mozilla Brasil sobre como organizar a presença da comunidade no FISL — mais relatos e outras postagens relacionadas a Mozilla e FISL vindas de outros meios e membros da comunidade Mozilla Brasil, você pode conferir através dos links:

NOS VEMOS NO FISL18 DE 5 A 8 DE JULHO DE 2017!


Tags:


Entre em contato!